índice
Os autossomas são diplóides?
Um autossomo é um cromossomo que não é um alosoma (um cromossomo sexual). O ADN nos autossomas é conhecido colectivamente como atDNA ou auDNA. Por exemplo, os seres humanos têm um genoma diplóide que geralmente contém 22 pares de autossomas e um par alosoma (46 cromossomas no total).
Quais são exemplos de células somáticas?
Assim, todas as células do corpo de um organismo-à excepção do esperma e dos óvulos, as células das quais surgem (gametócitos) e células estaminais indiferenciadas – são células somáticas. Exemplos de células somáticas são células de órgãos internos, pele, ossos, sangue e tecidos conjuntivos.
O que fazem as células somáticas?
As células somáticas são todas as células do corpo que não são gâmetas (esperma ou óvulo), células germinais (células que se tornam gâmetas), ou células-tronco. Essencialmente, todas as células que compõem o corpo de um organismo e não são usadas para formar diretamente um novo organismo durante a reprodução são células somáticas.
Quais são os 22 autossomas?
Vinte e dois destes pares, chamados autossomas, parecem iguais em ambos os machos e fêmeas. O 23º par, os cromossomas sexuais, diferem entre machos e fêmeas. As fêmeas têm duas cópias do cromossomo X, enquanto os machos têm um cromossomo X e um Y. Os 22 autossomos são numerados por tamanho.
As células humanas são haplóides ou diplóides?
As células diplóides humanas têm 46 cromossomas (número somático, 2n) e os gâmetas haplóides humanos (óvulo e esperma) têm 23 cromossomas (n). Os retrovírus que contêm duas cópias do seu genoma de ARN em cada partícula viral também são considerados diplóides.